terça-feira, 28 de abril de 2009

Alemanha - Castelo de Neuschwanstein - Baviera

Visitar este castelo foi uma das maiores aventuras da minha vida. Construído na segunda metade do século XIX por Ludwig II da Baviera, nos arredores da Vila de Hohenschwangau, próximo a Munique e Fussen. Foi inspirado nas obras de seu protegido amigo, o grande compositor Richard Wagner e projetado pelo arquiteto teatral, o alemão Christian Jank. Esta belíssima obra segue o estilo medieval, porém, usou da moderna tecnologia da época para sua construção, tornando-se visível em todos os cantos do castelo as extravagâncias do rei. Se o externo é fascinante, o interior torna-se alucinante, deixando qualquer visitante embasbacado. Seda, mármore, ouro, esculpidas colunas, torres, escadas em espirais, murais, a gruta azul, pinturas inspiradas nas óperas do compositor compõe um cenário fabuloso. Observar através de suas janelas cercadas por pinheiros e o lago turquesa nos remete aos mais belos contos de fadas. Século depois este cenário foi usado como modelo na criação do Castelo da Cinderela de Walt Disney. Enfim, como todo castelo, esse também tem suas histórias. Levou 17 anos para ser construído e durante este período o rei residia no castelo Linderhof de onde podia apreciar a construção de sua nova moradia, porém, as extravagâncias e os enormes gastos no Neuschwanstein, quantias próprias como do Estado rendeu a Ludwig II a declaração de insanidade e próximo da conclusão de sua obra foi declarado louco pela Comissão de Ministros. Aprisionado em seu novo castelo o rei desfrutou poucos meses deste sonho. Considerado o Rei Louco da Baviera, foi levado para Berg e em 13 de junho de 1886 foi encontrado morto no lago Starnberger junto com o psiquiatra que certificou sua insanidade, o Dr. Von Gudden. Até hoje as mortes permanecem um mistério. Tristeza para o rei! Visita obrigatória e inesquecível para todo turista que sabe apreciar a beleza de uma obra!!!
Como chegar: O Neuschwanstein esta praticamente à 01:30hs de Munique, na Vila de Hohenschwangau. Situado na estrada romântica, numa colina, aconselho para a subida utilizar o serviço de carruagem ou ônibus (serviços pagos). Se preferir, suba a pé, porém, esteja bem disposto, a caminhada exige bom preparo físico com tempo aproximado de 40 minutos até a entrada principal. La em cima, você poderá fotografar o castelo sobre a ponte, que lhe proporciona visão deslumbrante, mas se atente e retorne para o caminho de entrada do castelo. Só siga pelo outro lado se você estiver preparado para enfrentar uma trilha estreita e escorregadia que o levará apenas ao topo da montanha. Se gostar de uma aventura radical, esqueça e enfrente o desafio.
Lembre-se: Na compra do ingresso esta incluído um áudio-guia em português. Chegue no horário marcado para não perder sua entrada. A visita tem tempo aproximado de 40 minutos.
Dica: Depois do tour, poderá descer a pé, não é tão cansativo, porém, não deixe de dar uma olhadinha nas simpáticas lojinhas repletas de lindos souvenirs e siga para o restaurante, você merece saborear uma Weisswurst (salsicha branca) servida com mostarda doce picante e pão. Visita completa!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário